sábado, 10 de julho de 2010

JOANA


"O cigarro aceso, a coca cola, os livros espalhados na cama, as roupas ao avesso no armário que prometera arrumar dias atrás. Esta é Joana, a menina mais rebelde o mundo. A que de sonhos enfeitou os seus braços, a que de amor morreu tantas vezes a não se acreditar, a que de repente cresceu tão pouco que ainda cheirava infância e jujubas;
de repente, Joana, tão ativa, tão infâme, tão mulher, pensou que amava este para sempre. sem mesmo saber onde era que começava tudo que sentia. Acreditou nesse pequeno delírio, mastigou e engoliu com tanta paixão, que de repente, mesmo assim, depois de um tempo diregida, ainda sim morreu mais uma vez de um amor que não queria. que não esperava.
mas que sentia.
Quisera ela ter feito as malas, fugido, abandonado, antes que deveras fosse tarde, antes que deveras não houvesse nada, mas, assim, medida por medidas desconhecidas, assumiu o desejo de ficar, sem muito pensar se realmente podia. Ficou. Porque no amor de Joana é assim. Instaura e fica. Não pede permissão. Não se acomada com aquela ternura dos apaixonados. Necessita de pavor, de fúria. de medo; de arriscar qualquer consequencia. Tenta ela, nesta mistura popularizar o amor romântico. Romantizar qualquer gesto insconsequente. Qualquer palavra problematizada. Qualquer sentimento engasgado.
Sim, esta é Joana, uma única em tantas, camaas e camadas de verniz, camadas e camadas de sentimentos brutos, de horrores brutalmente enfeitados. Jarros sobre a mesa de um crime tão passional quanto ela.
Sim, assim é essa Joana, de cabelos vermelhos, de olhos arregalados, de pele tão clara a perder-se em páginas tão brancas de palavras tão sujas. Sim é esta a Joana, tão enfeitada e divertida. Tão cheia de alegrias. Tão devotamente acompanhada. Sim. É está que vos falo. Menina tão mulher a trepidar. a derrubar em penhascos certezas de uma vida inteira.
Sim, calado a espreitar Joana, vos digo:
- Joana, tão bandida, tão menina. Tão cúmplice. tão Joana."

6 comentários:

  1. mais um trabalho profundo... e delicioso!!!! parabéns, coisa linda! bjbjbjbjbjbj

    ResponderExcluir
  2. Há muitas Joanas pela cidade, todas tão meninas, todas tão mulheres.

    ResponderExcluir
  3. Existe uma Joana em cada uma de nós.
    Saudade daqui... desculpe a ausência. E vc? Como está?
    Beijocas e passe por lá =*

    ResponderExcluir
  4. menina,
    acho que consegui transformar o reino numa biblioteca, rs.


    ele pode ser minha, sua e de quem mais quiser :)
    ando bem.

    melhorando da gripe.
    uma tosse tenebrosa rs.

    minha mãe já brigou comigo por conta dela.
    estou me cuidando. já comprei medicamentos.

    um pouco estressada com algumas coisas. preciso de um tempo longe dessa loucura... dessas pessoas, desse barulho insuportável. daqui a pouco saio gritando por aí.

    surtei.

    bom... ainda não.


    e tu, como passas?
    um beijo.

    boa noite,
    espero que estejas bem.

    outro beijo.
    cuide-se!

    perdoe-me o desabafo.
    mais-outro-beijo.

    ResponderExcluir
  5. Instaura e fica. Não pede permissão. Não se acomada com aquela ternura dos apaixonados. Necessita de pavor, de fúria. de medo; de arriscar qualquer consequencia.

    Gostei de Joana.
    Como personagem.

    Na vida concreta, gente invasiva me tira o ar.

    ResponderExcluir
  6. Mell e sua coleção de mulheres. Não bastasse Carmen, você ainda nos revelas estas outras fêmeas tãos insólitas.

    Bom pra nós.
    Carinho, Mell.

    ResponderExcluir

Atente-se para o Indizível: