segunda-feira, 26 de julho de 2010

Luíza


"Ela gozava de uma liberdade intermitente. Sonhava mas precisamente mantinha os pés no chão, fincados numa realidade que conhecia sobretudo. Ela era livre também por isso. Porque conhecia os passos. Conhecia os caminhos de dentro e por isso também gozava de uma prisão absoluta.

Ela sorria com os olhos mais doces do mundo e chorava um pranto que qualquer poeta se enterneceria. Ela era metade mulher. Mulher inteira para alguns que visitou como amante. Metade mulher porque ainda gostava das cantigas de roda e de saias rodadas. Ela acreditava na esperança e na sorte. Gozava, inclusive, de uma grande sorte. Tinha presságios sobre a vida e a morte e se enganava a escrever versos tão curtos quanto intensos.

Ela rezava, acreditava num deus de pequenas coisas. Acreditava acima de tudo em si. Na força gigantesca que o amor que havia dentro dela podia mudar o rumo das águas.

Foi assim com André. Quando se conheceram amaram-se como se ama nos romances. Ainda hoje se amam. Tamanha intensidade. mas um amor mais manso. mais humano, passível de erros. de verdades. de cruezas. Ainda sim amavam-se. não com o despespero das falas engaioladas em juízos de amor e morte, mas numa linguagem que se exalta a vida. a alegria descontínua de amar com a razão; sim, André e Luíza se amavam com a liberdade da vida. com o gozo profundo das pequenas consequencias cotidianas. Amavam-se em meio a toalhas molhadas sobre a cama, o choro dos filhos, o arroz queimado. a pasta dental sempre em cima da pia. Se amavam com a coragem do corriqueiro. Não precisavam de ilusão para que de amor suspirassem mais tarde. Suspiravam. Simplesmente porque amavam concomitantemente.

Ela portanto gozava de maior liberdade ainda. Porque amava e era amada. na mesma medida. na mesma certeza. E amar assim requer grandes olhos que enxerguem o amor.

Luíza gozava de sabedoria. Bebia em fontes inesgotáveis. a realidade, da qual servia de alimento e fome."

11 comentários:

  1. Estou passando aqui num restinho de tempo, para agradecer a visita carinhosa que você fez ao essapalavra. Voltarei sem demora para ler sem pressa. Beijo.

    ResponderExcluir
  2. é incrível a facilidade que tem em tecer as palavras...

    beijos!

    ResponderExcluir
  3. dona moça,

    por onde andas?
    está tão sumida.


    espero que as coisas estejam bem por aí :)


    Luíza... me lembrou a música. Depois escute. Tanto na voz de Jobim, quando na de Chico (embora nesta seja mais bonita, rs).


    Cuide-se,
    e apareça =}

    ResponderExcluir
  4. ai que delícia ler o que escreves.

    usei essa figura no meu post de hoje
    é muito linda

    beijos

    ResponderExcluir
  5. adorei a forma delicada, simples e tranparenet como escreves...
    te sigo..

    http://zonzobulando.blogspot.com/

    (=

    ResponderExcluir
  6. Apesar de não comentar sempre por aqui,gosto muito do seu blog menina,e fico muito feliz de vc me seguir tbm.


    bju

    ResponderExcluir
  7. Vc continua intensa né? Que bom!!
    Um grande beijo.
    Igor

    ResponderExcluir
  8. saudades infindas de ti, anjo meu... apareça... bjos!! amo vc!!!

    ResponderExcluir
  9. goles de realidade ilusória

    LINDISSIMO o post *-* OMG

    ResponderExcluir
  10. ''Acreditava acima de tudo em si. Na força gigantesca que o amor que havia dentro dela podia mudar o rumo das águas.''

    e seguia acreditando veemente...

    Nossa, amei esse post! *-*

    ResponderExcluir

Atente-se para o Indizível: